Como fazer Tapioca

A Tapioca é conhecida em praticamente em todo país, mas muitos ainda querem saber como fazer Tapioca. Antes, gostaríamos de falar um pouco da História da Tapioca e como hoje ela caiu no gosto do Brasileiro.

como fazer tapioca

como fazer tapioca

Mas afinal o que é Tapioca

Segundo Wikipedia: “Tapioca ou Beiju (versão mais correta) é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco, feita com a fécula extraída da mandioca (substância farinácea também conhecida como tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce), que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida aglutina-se e se transforma em um tipo de panqueca ou crepe seco. O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco ou queijo coalho. É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil.[1]

A origem da Tapioca

A Tapioca tem origem indígena e foi descoberta em Pernambuco. É chamada de iguaria (qualquer comida preparada) e originalmente é feita de goma (fécula extraída) de mandioca e coco ralado.

É um quitute comum no Norte e Nordeste Brasileiro, mas que cada vez é experimentado e aprovado por outras regiões do Brasil.

A Tapioca apresenta muitas variações, não quanto a receita de tapioca, melhor, quanto a massa básica que depois de colocada numa frigideira transforma-se numa espécie de crepe seco, mas quanto aos recheios, que podem ser doces ou salgados.

Como fazer Tapioca

Basicamente existem duas formas de como fazer Tapioca: usando a goma de mandioca já hidratada que pode ser encontrada em supermercados, casas do norte, mercados tradicionais de grandes cidades, mercearias. Ou a Farinha de Tapioca seca que passará por um processo de hidratação e depois ser peneirada para depois ser utilizada.

A recomendação para quem fará pela primeira vez é usar a  goma de mandioca já hidratada, principalmente  por não conhecer o ponto da liga e não sabe manusear a goma.

Para aqueles que queiram preparar a goma, faça da seguinte forma, use para cada 500 gramas de farinha de tapioca seca, 5 xícaras de água.

Mistura a farinha e água mexendo bem, caso perceba que a água não foi o suficiente coloque um pouco a mais. Reserve por duas horas deixando a mistura descansar.

Depois disso, perceba que a farinha e a água estarão separadas, ou seja, a farinha fica por baixo e a água por cima. Então, escorra essa água  e deixe a tapioca secando num pano limpo.

Verifique se a tapioca não tenha ficado muito junta ou grudada. Caso isso aconteça coloque mais um pano para sugar a água.

Assim que secar a tapioca está hidratada e pronta para ser peneirada numa frigideira.

E como rechear a tapioca

como fazer tapioca

como fazer tapioca

Ela é recheada e preparada diretamente em uma frigideira quente, sem qualquer tipo de gordura. Cubra o fundo da frigideira com a goma sem deixar buracos ou falhas na superfície e espere ficar firme (mais ou menos 4 minutos). Vire, coloque o seu recheio preferido (manteiga, queijos, queijo e presunto, calabresa moída, frango desfiado com catupiry, goiabada, leite condensado com coco, banana com canela etc.) e deixe por mais uns 2 minutinhos.

Pronto! Agora você já sabe como fazer tapioca e pode saborear um deliciosa Tapioca Brasileira.